III SISPEM

 O SISPEM, Simpósio Sergipano de Pesquisa e Ensino em Música, foi idealizado a partir da demanda local por um espaço acadêmico voltado para discussões relacionadas à pesquisa e ensino em música.

Neste ano de 2011, o III SISPEM tem como foco principal as reflexões em torno da inserção da música popular no sistema de ensino musical. Para tanto, contaremos com a participação de importantes músicos e professores convidados, atuantes no cenário brasileiro da música popular, que irão ministrar cursos de formação e participar das discussões e apresentações musicais do evento. Além disso, contaremos com a tradicional presença do quadro docente e discente do Núcleo de Música da UFS.

Essa temática do III SISPEM já era prenunciada há algum tempo e este ano ela se concretiza em decorrência de diversos fatores. Por mais tênues que sejam as barreiras entre as chamadas música erudita e popular, a maioria das nossas instituições de ensino musical tende à priorizar a tradição musical europeia, nas suas iferentes formas de manifestação. Diante da complexa realidade contemporânea, é cada vez mais premente o  desenvolvimento de abordagens pedagógicas que englobem a diversidade de práticas musicais vigentes no osso contexto. Num país como o Brasil, onde este nicho musical se apresenta como um dos mais importantes produtos culturais, há a nítida tendência de crescimento nos estudos e atividades acadêmicas que promovam o seu maior desenvolvimento.

 O III SISPEM acontece nos dias 13 a 16 de Setembro de 2011 na Universidade Federal de Sergipe, com apresentações musicais, mini-cursos, palestras, workshop e outras atividades acadêmicas.  Confira outras informações neste blog e participe do III SISPEM!

      

3 comentários:

  1. Gostaria de parabenizar pelo Simpósio, ao tempo que também trago a sugestão de integração com o mercado. Para isto, a Aperipê se coloca a disposição para apresenar a sua experiência de promoção da música local ao longo destes últimos 4 anos.

    ResponderExcluir
  2. queria saber se tem que se inscrever pra participa!! e se eu or de outro curso que não seja musica eu posso participar (faço Ed. Física Lic.)

    ResponderExcluir
  3. Augusto, para participar das atividades do SISPEM você precisa fazer sua inscrição no Núcleo de Música (did. II sala 16). O evento é aberto para qualquer um que se interesse pela temática e você será bem-vindo ao III SISPEM.

    Coordenação do SISPEM

    ResponderExcluir