Professores Convidados

Zé Paulo Becker



Bacharel em violão pela Uni-Rio e Mestre em Música pela UFRJ. Começou a carreira violonística vencendo o Concurso Nacional Villa-Lobos, em 1990 e o terceiro lugar no Concurso Internacional Villa-Lobos, em 1992. Tocou e gravou com alguns dos mais importantes músicos brasileiros, tais como Marco Pereira, Leila Pinheiro, Elza Soares, Ney Matogrosso, Olivia Byigton, Wagner Tiso, Paulo Moura, Henrique Cazes, rmandinho, Yamandú Costa, Francis Hime, Roberta Sá, dentre outros. É integrante do conjunto de choro Trio Madeira Brasil, grupo que mantém extensa carreira no Brasil e no exterior, com 2 CDs gravados. Lançou também 4 CDs solo no Brasil e na França: Lendas Brasileiras, Sob o Redentor, Um Violão na Roda de Choro e Pra Tudo Ficar Bem.





Carlos Ezequiel

É baterista, compositor e produtor musical. Foi bolsista da Berklee College of Music, em Boston, onde viveu por 5 anos. Desde 1997 toca com o guitarrista Lupa Santiago. O primeiro CD da dupla, Images, foi indicado ao Grammy Latino 2002. No exterior, atua com o saxofonista Pekka Pylkkanen, com quem tocou no Copenhagen Winter Jazz Festival, na Dinamarca, no Hong Kong Jazz Festival, na China, e no Japão em 2010. Também se apresentou na Finlândia, Irlanda, Suíça, França, Holanda, EUA, Argentina, Peru e pelo Brasil. Participou do Montreux Jazz Festival, Schelde Jazz Festival, Cascavel Jazz Festival, Best of Berklee 2000, Festival de Jazz de La Plata, e Festival de Música de Itajaí. Em 2001, Carlos foi indicado ao Prêmio Visa de Melhor Instrumentista. Como sideman, atuou com os americanos Kurt Rosenwinkel e David Liebman, com os europeus Ronan Guilfoyle, Pekka Pylkkanen, Greg Burk, Thomas Fonnesbaek e Thomas Walbum, e com os brasileiros Sizão Machado, Duofel, Nelson Faria, Rogério Souza, Pollaco, Michel Leme, Daniel D’Alcântara, Jurandir Santana e Marcelo Coelho. Atua como rodutor musical do Instituto Cultural da Dinamarca, produzindo turnês de artistas dinamarqueses no Brasil. também é produtor da Editora Souza Lima, e produziu mais de uma dezena de livros didáticos para a editora alemã Advance Music, como Improvisação Moderna (Lupa Santiago), Contrabaixo Brasileiro (Sizão Machado), e Samba-Jazz Play-Along (Guilherme Ribeiro e Daniel D’Alcântara). É professor da Faculdade e Conservatório Souza Lima, em São Paulo. Ministrou workshops no Tokyo College of Music (Japão), Hong Kong Institute of Education (China), North Karelia University (Finlândia), Carl Nielsen Academy of Music (Dinamarca), Newpark Music Centre (Irlanda), Universidade Federal de Minas Gerais (MG), e em diversas escolas de música. Seu livro Intepretação Melódica para Bateria foi lançado no exterior pela Ed. Advance Music e no Brasil pela Ed. Souza Lima. Também é autor dos livros Baião e + Ritmos Nordestinos Play-along, e Música Brasileira em Métricas Ímpares (Ed. Souza Lima).


Marcus Ferrer

É compositor, violeiro e violonista. Mestre em Composição pela Escola de Música da UFRJ. Doutor em Teoria e Prática da Interpretação pela UNIRIO. Em 1987 foi um dos fundadores e integrantes da Orquestra de Cordas Brasileira, com quem ganhou três prêmios Sharp: melhor grupo de música instrumental e melhor disco de música instrumental (1991); e melhor disco de música instrumental numa gravação com Chiquinho do Acordeon e Raphael Rabello (1992). Desde 1991 vem participando, como compositor, da Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a maior e mais importante mostra de música de concerto no Brasil. Suas obras já foram tocadas também nos Estados Unidos, na Dinamarca, na França e em Portugal. Trabalhou como assessor junto à Coordenação de Música/FUNARTE em 1998. Em 1999 gravou com a Camerata Brasil o CD Bach em Brasil (EMI) com obras de Bach. A Camerata fez concertos em Londres e excursionou por Portugal, onde o CD foi considerado um dos melhores lançamentos do ano no gênero. Em 2001lançou seu primeiro CD como solista e compositor, o trabalho obteve elogios dos mais diferentes artistas, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, Guinga, Marco Pereira e Rildo Hora. Gravou, em 2004, com o grupo Música Antiga da Universidade Federal Fluminense, o CD Medievo-Nordeste, cantigas e romances, unindo a viola aos instrumentos antigos. Em 2005 obteve o 3º lugar no II Prêmio Syngenta de Música Instrumental de Viola, com sua obra Toada Serra Mar. Gravou em 2007 o CD Modinhas Cariocas, em comemoração à chegada da Família Real ao Brasil. Em 2009 lançou o CD Viola em Concerto, patrocinado pela Petrobras, interpretando obras de doze compositores brasileiros, criadas especialmente para a viola de 10 cordas. Atualmente é Professor Substituto no Núcleo de Música da Universidade Federal de Sergipe.


Saulo Ferreira

Guitarrista, compositor e atual professor do Conservatório de Música de Sergipe. Iniciou seus estudos musicais aos oito anos de forma autodidata, tendo o violão de cordas de aço como seu primeiro instrumento. Em 2001, ingressou no curso Harmonia e Improvisação da Escola Municipal de Artes de Aracaju. Neste mesmo ano, começou a ministrar aulas em escolas de música e participou da primeira Exposisom, evento idealizado pelo luthier Elifas Santana. O evento contou com a participação de grandes nomes da guitarra brasileira, tais como Armandinho, Kiko Loureiro, Frank Solari e Luiz Caldas. Em 2002, desenvolveu um trabalho focado na música instrumental autoral, sendo convidado a abrir o show do pianista e compositor Claudio Dauelsberg, além de realizar outras apresentações na capital sergipana. No ano de 2005, foi convidado a compor a banda Maria Scombona, com a qual ministrou diversos workshops na cidade de Aracaju, bem como no interior do estado. Em 2007, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Sergipe, onde em 2009 atuou como professor de Percepção Musical no Curso de Extensão em Música (CEM), oferecido pela mesma instituição. Ainda no ano de 2009, fundou o Ferraro Trio, grupo instrumental que vem realizando diversas apresentações dentro e fora do estado de Sergipe.